Bacalhau: As melhores receitas e suas histórias

Bacalhau: As melhores receitas e suas histórias

Bacalhau: As melhores receitas e suas histórias

Bacalhau: As melhores receitas e suas histórias

eBook

$13.99 

Available on Compatible NOOK Devices and the free NOOK Apps.
WANT A NOOK?  Explore Now

Related collections and offers

LEND ME® See Details

Overview

Os portugueses dizem ter catalogadas 1001 maneiras de preparar o bacalhau, embora não se interessem em conferir a conta. Nem precisam. São os recordistas mundiais no consumo per capita desse peixe salgado e seco. Mas a Espanha, a Itália e o Brasil também colecionam receitas de bacalhau, como mostra este livro apetitoso do jornalista, colunista e escritor gastronômico J. A. Dias Lopes.

Trata-se de um alimento precioso, saboreado com prazer no mundo laicizante de hoje, mas que ingressou na dieta dos países europeus, com Portugal no leme, por motivos religiosos e econômicos. A Igreja Católica do passado recomendava a abstinência de carne como forma de penitência para recordar o amor de Cristo, crucificado pela humanidade. Daí apontar os dias do ano nos quais os fiéis deviam substituí-la pelas comidas à base de peixe. Eram tantos dias que a carne ficava banida da mesa em quase um quarto do ano. Além disso, por muito tempo o bacalhau teve preço acessível às pessoas menos abonadas e, por ser desidratado e seco, chegava em perfeitas condições às populações do remoto interior. Também alimentou os marinheiros na Era das Grandes Navegações — e aqui os portugueses voltam à boleia. Podendo ser armazenado sem estragar por longo período de tempo, converteu-se em alimento precioso das naus e caravelas lusitanas.

Para completar, o peixe adapta-se a todos os cozimentos e dele se aproveita tudo: lombo, língua, bochechas, lascas, aparas, pele, barbatanas, rabo, nadadeiras e ovas. Mesmo salgado e seco, preserva todos os nutrientes e, ao ser reidratado, torna-se mais saboroso do que os demais peixes submetidos ao mesmo processo de conservação. E, melhor ainda, pode originar receitas imperdíveis, como as publicadas neste livro.


Product Details

ISBN-13: 9788506055311
Publisher: Editora Melhoramentos
Publication date: 08/28/2019
Sold by: Bookwire
Format: eBook
Pages: 112
File size: 13 MB
Note: This product may take a few minutes to download.
Age Range: 16 Years
Language: Portuguese

About the Author

J. A. Dias Lopes é jornalista, escritor e cronista gastronômico. Nasceu em Dom Pedrito, no Rio Grande do Sul, fronteira com o Uruguai, e transferiu-se para São Paulo em 1968, onde reside até hoje. Integrou a equipe que fundou a revista Veja, na qual trabalhou por 23 anos, desempenhando várias funções na redação, inclusive a de correspondente em Roma, de 1987 a 1991. De volta ao Brasil, dirigiu a revista Gula e foi por mais de 10 anos colunista gastronômico do jornal O Estado de S. Paulo, no caderno Paladar. Hoje dirige a revista Gosto e publica um blog no site veja.com. No ofício de escritor e cronista gastronômico, já lançou quatro livros: A canja do imperador (2004), A rainha que virou pizza (2007), O país das bananas (2014), distinguido em 2015 com o Prêmio Jabuti, Massa! Mangia che ti fa felice (2016), Arroz! Assim cozinha a humanidade (2017) e Sanduíche! Impossível resistir a essa tentação (2018). Recentemente, recebeu dois prêmios pelo conjunto da sua obra: o Prix de la Littérature Gastronomique Pour l'Année 2018, da Academie Internationale de la Gastronomie, com sede na França, por indicação da Academia Brasileira da Gastronomia (ABG); e o de Personalidade do Ano no Brasil/2018, pela Revista de Vinhos – A Essência do Vinho, de Portugal.

From the B&N Reads Blog

Customer Reviews